" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas " (Auto conhecimento e Responsabilidade afetiva)
Bom dia, boa tarde ou boa noite para você que esta ai, do outro lado da telinha e começando a me acompanhar nesse tema de hoje ! Como você esta ? Como foi o seu dia baby ? espero que ótimo <3
Quem me acompanha no instagram (@thiagoweeks) viu que recentemente eu fiz uma enquete nos storys sobre auto-conhecimento, amor próprio e responsabilidade afetiva. Antes de mais nada já quero deixar bem claro algumas coisas (claro que de modo resumido).
Primeiro, o processo de auto conhecimento por si só já diz tudo, é uma fase em que se tem um inicio e quase sempre não tem fim. É um período longo e profundo onde passamos mais tempo com nós mesmos, e sim eu sei, é difícil aprendermos a lidar com isso. Para alguns, alem de não ser um processo bonito é extremamente doloroso. Comecei isso a anos atrás e ainda estou aprendendo. Os benefícios são inúmeros e aos poucos você reconhece que esta mudando, passamos a ter mais controles sobre nossas ações e sentimentos, opiniões e como nos vemos. Sim, esta valendo muito a pena.
Segundo, o amor próprio (confesso que isso eu tinha muito pouco) acho que meu amor próprio era sempre ofuscado pela minha vontade de agradar (sem medir esforços) o próximo ( como genuíno escorpiano que sou eu infelizmente me dou muito ) . Então por muito tempo isso ficou como algo esquecido por mim, deixado de lado por que eu esperava que a pessoa reconhecesse que eu estava sendo incrível. Me amava, mas infelizmente não o bastante pra me impedir de ser magoado com tanta facilidade ou abaixar a cabeça para o que dizem ou fazem (olha o ascendente em peixes ai ).
Eu acho muito importante a terceira coisa em questão, a responsabilidade afetiva. Precisamos lidar com o fato de que o mundo hoje esta explodindo, esta explodindo com um vírus letal, esta perdido por que nossos governantes não dão a minima para o meio ambiente, esta um caco por tamanha maldade e poder destrutivo de nós mesmos (uns com os outros) e eu não estou falando só de violência e crimes. Nossas mentes e consequentemente nossos corações também sofrem por "ene" coisas. Vivemos em uma sociedade onde é difícil encontrar o amor, por que na real, a maioria das pessoas já esta despeçada por dentro. Alguns sofrem tanto que juram para si mesmos nunca mais deixar alguém entrar em suas vidas. Até eu já me frustrei, e provavelmente você ou alguém que você conhece também encontra essas mesmas dificuldades.
Algumas pessoas com o passar do tempo desenvolvem fobia por qualquer tipo de relacionamento afetivo, algumas pessoas fazem de tudo para evitar o sexo durante o encontro, e eu entendo... já tiveram certeza que estava apaixonados ou que se apaixonaram por alguém depois do sexo ? sexo é bom, é gostoso, mas sei lá... é um momento de conexão tão incrível que da medo. Já para outras pessoas qualquer demonstração de sentimento significa fraqueza, vivemos em um mundo onde ter afeto por alguém e assumir esse sentimento de carinho se tornou para algumas pessoas um sinal de falta de amor próprio. Não vou ser hipócrita eu já causei sofrimento e acho que a vida me devolveu de forma mil vezes pior. Fui pisoteado pela lei do retorno a ponto de nunca mais iludir ninguém e desde então eu tento ser o mais sincero e transparente possível com quem me relaciono, afinal são dois mundos se colidindo.
Quando falamos de responsabilidade afetiva estamos falando de cuidados, do inicio ao fim. Não quero que pensem só no "afeto" se não conseguirem pensar com responsabilidade. Se todos soubessem o quão perfeita é a junção dessas duas palavras eu tenho certeza que nossos relacionamentos seriam mais fáceis. Responsabilidade afetiva é você se ver responsável por qualquer sentimento ou expectativa que você cria em outro coração. Vai alem de você tratar o próximo bem e é muito mais profundo do que você simplesmente tratar como gostaria de ser tratado. É você ser ciente de que você não é o único que tem sentimentos. Talvez você já pratique isso há muito tempo (como eu fazia) e só esta sabendo o nome dessa nobre atitude agora. Tenho certeza que quem já teve qualquer tipo de contato com a história "O Pequeno Príncipe" sabe do que eu estou falando. É você não ser um babaca e um ( o insulto mais pesado que você puder imaginar ) com a pessoa que esta te dando a oportunidade de fazer parte da história dela (e vice versa).
Na moral, quantas pessoas já passaram pela sua vida e você consegue pensar na pessoa sem dizer "aquele ali foi um cuzão comigo" ? poucas, não é mesmo ?
Eu se pudesse enfileirava todo mundo e passava gritando "Cuzões !!!" com metade do meu corpo pro lado de fora da janela.
Responsabilidade afetiva é algo incriável !
É ser transparente e verdadeiro não só com você mas também com a pessoa que estas a gostar de ti... é você se despir nas atitudes. É você mergulhar nas palavras ou lagrimas sem se importar se aquilo pode comprometer o que você quer ter com a pessoa. Tipo, quando conhecemos alguém de vista temos uma visão, um pre-conceito sobre a pessoa, as vezes bom, as vezes ruim, as vezes um pouco dos dois... mas na maioria das vezes temos uma visão positiva da pessoa e por isso acabamos querendo nos aproximar/conhecer. Nós automaticamente enxergamos apenas as qualidades das pessoas (é um defeito mas também é uma qualidade nossa), mas o foda é que nós criamos expectativas em cima disso.
Quando uma pessoa quiser te conhecer de maneira mais intima, quando ela quiser se envolver com você de uma maneira menos superficial (e vice versa) é legal ambos serem transparentes com suas aspirações, intuitos, sentimentos e dizer sobre seus jeitos e manias que talvez o parceiro não goste. Parece algo muito rápido mas não é. Sermos transparentes, mostrar que temos uma I M E N S I D Ã O de qualidades mas que também temos alguns detalhes a serem melhorados com o tempo é a maior demonstração de respeito com o próximo. É você ser realista e dar a pessoa que esta com você uma visão diferente sua, é você dar ao próximo logo de inicio aquilo que muitos não tem, o direito de escolha. Imagina quanta quebra de expectativa, magoas e frustrações isso pode evitar ?
Recentemente um digital influencer começou a me seguir no insta, e real ele era influencer mesmo kk (ele foi a primeira pessoa com mais de 1 milhão de seguidores que me seguiu) e o insta dele era sobre suas viagens pelo mundo, festas e boa vida. Até ai OK. E a começou a acompanhar as minhas postagens e storys, enquetes e histórias. Eu já havia começado a seguir ele assim que ele me seguiu (ela faz a reciprocidade dela) ai certo dia ele me mandou uma mensagem dizendo que me viu, me achou bonito e por isso me seguiu... ? ok... mas não ok, sei lá acho que tem varias maneiras de iniciar uma conversa sem ser dizendo que você seguiu X pessoa só por que achou ela bonita.
Em um outro dia ele me chamou e me elogio muito e eu retribui, fiquei muito grato por isso. Mas ai ele soltou a da noite " Você é perfeito, te bancaria numa boa ", mas até então já haviam sido tantas perolas nas conversar que eu não tinha nem mais vontade de romantizar o relacionamento Sugar Daddy. E pelas conversas claramente ele queria um boneco ao lado dele e sério, eu não nasci pra ser fantoche e nem muleta de ninguém. Fui sincero com ele e disse que não sou perfeito, claro eu tenho sim inúmeras qualidades ( e são incríveis ) mas também tenho os meus contras. cara ninguém é perfeito.
E lá estava eu conversando com ele exatamente sobre isso e no meio da conversa ele me manda um nude da raba ( eu estava debatendo com a parede ? só pode ) e ai eu disse que eu gosto de ser ouvido, que sou difícil de lidar e que quando uma pessoa faz algo que ela sabe que eu não gosto e mesmo assim ela decide fazer novamente eu pego raiva/rancor. Enfim, quis dizer que eu sou mega difícil de relevar as coisas uma vez que eu já expliquei como eu funciono, principalmente com mentiras, nossa isso me deixa num ódio sem fim. E que tudo que faziam comigo de negativo eu fazia questão de dar o troco e as vezes pior até. Eu fui sincero com ele, porque que se eu fosse conhecer alguém que eu criei uma fantasia e joguei sobre a pessoa como se aquilo fosse 100% verdade eu iria querer sim que a pessoa me mostrasse que eu estava com uma imagem extremamente utópica. Ele nitidamente não gostou do que eu disse, disse que eu broxei ele (?) e que depois dessa ele iria até dormir por que sentiu que eu emano uma energia muito negativa e pesada e ele não queria isso na vida dele (laudo : surtado ). Falei boa noite e mandei uns beijos UASHUAHUS' GENTE O QUE EU IA FAZER ? Já não estou mais nessa fase de romantizar "desinteresse"...
Já passei dessa fase de correr atras de gente babaca. 20 min depois ele voltou e perguntou por que eu fazia isso comigo, por que eu me descrevi sendo um pessoa insuportável ( agora gostar das coisas certas me torna alguém insuportável ? ). E eu disse que não que não sou insuportável, sou realista e eu assim como todo mundo tenho meus contras. Sou sim repleto de detalhes e inúmeras qualidades boas, mas cara, perfeito ninguém é.
E então ele surtou e me bloqueou antes que eu pudesse enviar o reto (?)
Eu é que não ia querer alguém perturbado assim entrando na minha vida, muito complicado conviver com alguém que não consegue manter um dialogo sincero.
Posso ter perdido uma oportunidade ? talvez.
Posso me arrepender ? Não mesmo !
Gente é preciso ser R E A L. Não sou um santo nem nada, mas pelo inicio e andar da carruagem eu não tinha como ter algum interesse. Claramente seria algo artificial e eu estou de boa com isso. Já tive a experiencia como sugar baby e não, não é um mar de rosas. Nem tudo vale a pena.
Aprendi a me amar sozinho depois de muito tempo, e acho que essa é uma das coisas que consegui desenvolver durante a quarentena. Não to dizendo que não quero conhecer ninguém ou que não vou me permitir. Sá não sinto mais aquela urgência e necessidade desesperada de ter alguém do lado. É muito gostoso estar com alguém do lado, seja enquanto conhecendo ou relacionamento (quando não é toxico) mas não adianta eu conhecer alguém e tentar seguir um passo-a-passo de "como aprender a amar e ser feliz" ... isso não existe comigo. A química acontece quando tem que acontecer, não acontece seguindo um livro de receitas. é mais pelo acaso e empatia.
Da metade do ano passado pra cá entendi que o amor e a felicidade são um estado. É preciso entender que nem sempre os melhores sentimentos da vida são eternos, não da pra gente se manter sempre no topo da montanha russa. Assim como não podemos nos cobrar quando algo não da certo. Essa coisa de "você não se esforça o bastante" é algo que pessoas frustradas gostam dizer para pessoas boas na tentativa de fazer a gente se sentir insuficientes. E isso também vale para o "ta sozinho porque não serve pra ter ninguém", se a pessoa não é de Aquário isso obviamente não se enquadra a ela (Brincadeira gente, desculpa). A relação entre as pessoas é o choque de mundos diferentes e pra isso dar certo é preciso sim de muito respeito e responsabilidade afetiva , você não esta segurando um boneco de pano, respeite o seu parceiro ou parceira sempre.
O intuito desse post que ficou enorme era tentar mostrar pra vocês um pouco sobre como é responsabilidade afetiva e parte dessa estrada sem fim que é auto conhecimento... Não é algo fácil mas quando começamos essa jornada mudamos muito, tanto por fora quanto por dentro.
Se fosse em 2018 e esse ocorrido com o boy ali tivesse acontecido e estaria até agora me culpando por apenas ter sido sincero, e eu teria acreditado no que ele disso sobre eu ser insuportável. Eu penso assim : cada um tem o lado que merece das pessoas. Não diminua esse universo que tem dentro de você pra caber na vida de ninguém.
"To errada ? Eu acho que não" - ( Leblon, Scheila)
Comentários
Postar um comentário